Jorge Nesbitt

Jorge Nesbitt nasceu em 1972. Terminou em 1995 o Curso Básico de Desenho e Pintura do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa. Completou em 1998 na mesma instituição, o Curso Avançado de Artes Plásticas. Vive e trabalha em Lisboa.

 

O universo criativo de Jorge Nesbitt é facilmente reconhecível através das associações inusitadas presentes nas suas obras. Às evidentes referências à literatura, com um gosto especial pela obra de Gertrude Stein, associa múltiplas referências à pintura, da Holanda do séc. XVII ao modernismo de Picasso.

 

A originalidade e o carácter muito pessoal do trabalho de Jorge Nesbitt surgem desta complexa combinação de afinidades artísticas e literárias, associadas a uma versatilidade técnica notável. É também deste modo que as suas obras se integram no seu tempo, com a dose certa de humor e poesia, necessária à condição do artista contemporâneo. Ou, como sugere Manuel Castro Caldas no seu texto sobre a obra do artista: «reconfigurar o futuro com imagens ou palavras - e já não em imagens ou palavras – eis, porventura, do que se trata».

 

Jorge Nesbitt expõe regularmente os seus trabalhos desde 1999. Desde então tem participado em várias exposições individuais e coletivas - o Prémio Ariane de Rothschild, Palácio das Galveias, Lisboa, 2005; Seleções Primavera, Artistas Emergentes no Centro de Desenho, New York City, 1998; A Feira Internacional de Arte Contemporânea Grammercy, Nova York 1997.

 

O seu trabalho integrou várias coleções importantes, a Coleção da Fundação Carmona e Costa, a Coleção Ar.Co. Lisboa, a Coleção Pedro Cabrita Reis, a Coleção da Fundação Joana Vasconcelos, entre outros.