"I am just a storyteller."
Guillaume Bonn é um fotógrafo documentarista com mais de vinte anos de experiência na exploração de questões sociais e ambientais em todo o continente africano e fora dele. Nascido em África e com ascendência malgaxe, contribuiu para o The New York Times e para várias outras publicações, tendo trabalhado durante quinze anos com a edição americana da Vanity Fair.
Descrevendo a sua abordagem como "artística com alma jornalística", Guillaume navega visualmente por múltiplos universos da fotografia — transitando com fluidez entre narrativas documentais, belas-artes e encomendas visuais de alto nível. A sua prática estende-se aos universos do luxo e do design, criando narrativas visuais para a revista The Wall Street Journal, Architectural Digest e a casa de perfumes Memo Paris, onde traz uma sensibilidade poética aos interiores, viagens e narrativas de marcas.
Membro da Royal Geographical Society em Londres, Bona é autor de cinco livros, entre os quais o seu mais recente, Paradise Inc., mas também Mosquito Coast: Travels from Maputo to Mogadishu, Le Mal d’Afrique: A Journey into Old and New Africa e Peter Beard: Scrapbooks from Africa and Beyond, baseado no seu filme sobre o artista, com quem passou dois anos a acompanhar a vida. O seu trabalho está presente em inúmeras coleções particulares e já foi apresentado em exposições individuais e coletivas em todo o mundo.
Recebeu vários prémios, entre os quais o Prémio CAP de Fotografia Africana Contemporânea, os prémios American Photography e PDN Photo, uma bolsa Pulitzer e nomeações para o Prix Pictet.
O trabalho artístico de Guillaume é representado pela Circle Art Gallery (Nairobi) e Rui Freire (Lisboa).
